13 de julho de 2010

13 de Julho – Dia Mundial do Rock


Vim aqui hoje, para falar deste gênero musical que nasceu nos Estados Unidos nos anos 50. Nesse tempo nem meus pais pensavam em nascer, e este grande gênero musical já ia adquirindo o seu espaço no mundo. Já que hoje é considerado o Dia Mundial do Rock, vou contar um pouco da sua história.

Nos anos 60, o rock foi marcado pela rebeldia e transgressão. Surgiram os The Beatles, que estouraram nas paradas da Europa e Estados Unidos, em 1962, com a música Love Me Do. Nesta época, várias bandas fizeram sucesso como: The Mamas & The Papas, Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Beatles, Rolling Stones, The Doors. Já no Brasil, o primeiro sucesso no cenário do rock, surgiu na voz da cantora Celly Campelo, com as músicas Banho de Lua e Estúpido Cupido, no começo da década de 1960.

Já nos anos 70, foi a vez do disco music, pop rock e punk rock. Fazendo o rock ganhar uma cara mais popular com a massificação da música e surgimento do famoso videoclipe. Também ocorre o surgimento de uma batida mais pesada e mais forte no cenário do rock.

Nos anos 80 e 90 o rock começa a ter as diversas formas, surge um estilo mais dançante com Michael Jackson e Madonna. Aqui no Brasil, era a vez das bandas Raimundos, Charlie Brown Jr., Jota Quest, Pato Fu, Skank e entre outras.

2 comentários:

  1. Gostei, bem informativo e resgatou bandas muito boas... é o que dizem: devemos ouvir os mais velhos!!

    ResponderExcluir
  2. Valeu!! :D
    Falei bem por cima... pq sabemos que a história vai bem mais além...

    ResponderExcluir